onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!

CONFIRA!

domingo, 27 de novembro de 2016

20 Benefícios do Coentro para a saúde

Olá Meninos e Meninas!
O Post de hoje é sobre o Coentro, que é muito apreciado em nossa tradicional cozinha Nordestina, e foi justamente através da culinária Nordestina que passei a apreciá-lo. 
Eu sempre detestei Coentro, se a minha mãe fizesse algum prato usando ele eu não comia, mas quando fui trabalhar num Escritório de Contabilidade a nossa cozinheira era do Norte e usava Coentro em todos os pratos, até no tempero do feijão, imagine minha situação... Porém era comer ou passar fome. No começo foi meio difícil, mas com o passar dos dias fui gostando e muito! Hoje em dia amo o cheiro o sabor... E sempre compro, apesar de que aqui em casa ninguém goste. 
E eu comecei a pesquisar quais seriam os benefícios que essa erva tem a nos oferecer, e é só continuar lendo!
O Coentro é uma planta de origem asiática que já era conhecida e utilizada pelos egípcios há mais de dois mil anos. Embora seu uso atual seja principalmente na forma de tempero na cozinha, os povos antigos usavam o coentro como uma planta medicinal, devido às suas propriedades calmantes, digestivas e até mesmo afrodisíacas, o que lhe torna ainda mais benéfico para à Saúde. 
Apesar de todas as partes da planta serem comestíveis, As folhas e as sementes são usadas de forma mais destacada. As folhas, também conhecido como o Coentro, e as sementes têm nenhuma semelhança com o outro no aroma ou sabor (as folhas), mas ambos tem seus benefícios para a saúde.
Os Benefícios do Coentro para a Saúde:
1. Melhora a Digestão: As Folhas de Coentros ajuda na digestão e evita a flatulência quando tomado com água quente. Elas também ajuda a secreção adequada de enzimas e sucos digestivos no estômago e previne a anorexia. O Coentro é uma boa fonte de fibra, por isso causa um alivio com problemas gastrointestinais.
2. Fonte de Anti-oxidante: Ele contém anti-oxidantes, que ajudam a promover uma saúde melhor. Os anti-oxidantes são moléculas que restringem a oxidação de outras moléculas no corpo. Eles ajudam na prevenção de riscos relacionados com o coração. Os anti-oxidantes foram também consideradas úteis na prevenção de doenças neurológicas como a doença de Parkinson e doença de Alzheimer.
3. Controla as taxas de glicose: De acordo com um estudo publicado no “Indian Journal of Experimental Biology”, o coentro ajuda a controlar as taxas de açúcar do sangue e também tem um potencial antioxidante, combatendo radicais livres.
Em uma pesquisa feita com animais de laboratório diabéticos, o extrato de semente de coentro contribuiu para diminuir significativamente os níveis de açúcar e insulina na corrente sanguínea. O extrato também se mostrou capaz de reestabelecer os níveis normais de antioxidantes que havia diminuindo em razão da diabetes. Lembrando que os antioxidantes contribuem para a prevenção do envelhecimento precoce e de doenças graves, entre elas o câncer.
4. Diminui a pressão arterial: Mais um dos benefícios do coentro é regular os níveis de pressão arterial, reduzindo a hipertensão. O coentro é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês, além de quase não conter sódio. O balanço iônico entre as altas concentrações de magnésio e as baixas quantidades de sódio ajuda a controlar os batimentos cardíacos e diminuir a pressão.
5. Combate a insônia: Melhora o sono graças às suas propriedades relaxantes, que permitem uma diminuição da ansiedade e do estresse. Assim, o coentro contribui para uma boa noite de sono porque ajuda a diminuir tanto o cansaço físico quanto o mental.
6. É um anti-inflamatório natural: Possui atividade anti-inflamatória que o permite aliviar dores causadas por condições inflamatórias como artrite e também reduzir pequenos inchaços. Essa propriedade também protege o sistema nervoso contra os danos causados por doenças degenerativas.
7. Atua como Antibactericida e Antifungicida: Um composto conhecido como dodecenal está presente nas folhas de coentro e é o responsável pela capacidade dessa planta de eliminar diversos tipos de bactérias, como é o caso da salmonela. Isso impede a ocorrência de intoxicação alimentar que pode ocorrer após você consumir uma maionese caseira feita com ovos, por exemplo. Essa propriedade também torna o coentro um ótimo enxaguante bucal, que pode ser utilizado para manter a saúde oral e fazer gargarejos, impedindo infecções de garganta e melhorando o mau hálito. Pequenas infecções causadas por fungos também podem ser combatidas com o uso regular de coentro.
8. Auxilia o coração: Podemos encontrar no coentro compostos que ajudam a melhorar os níveis de colesterol e prevenir doenças cardíacas. Antioxidantes, vitaminas, óleos essenciais e fibra alimentar são alguns deles, que atuam na diminuição das taxas de LDL (colesterol ruim) e contribuem para elevar os níveis do bom colesterol (HDL).
Outro dos benefícios do coentro é impedir a arteriosclerose, o enrijecimento das artérias devido ao acúmulo de placas de gordura. O coentro atua dissolvendo o LDL que está acumulado nas paredes desses vasos, reduzindo assim o risco de doenças do coração.
9. Relaxante muscular:  As propriedades do coentro benéficas para o nosso corpo não param por aí. Além de fortalecer o sistema cardiovascular, melhorar a digestão e prevenir doenças, o coentro também atua como um relaxante muscular.
Para quem malha, o coentro pode ser uma ótima sugestão para ajudar na recuperação após treinos pesados e que deixam o corpo dolorido. O coentro irá relaxar a musculatura e facilitar a recuperação muscular, permitindo que você não se sinta tão cansado em seu próximo treino.
10. Acalma a mente: Essa propriedade relaxante do coentro também o torna um ótimo tranquilizante natural, que pode ser utilizado para tratar a ansiedade e diminuir a tensão causada pelo estresse. O suco de coentro, salsão e pepino tomado no final da tarde pode ser uma boa dica para repor as vitaminas B e acalmar a mente após um longo dia.
11. Fonte de Vitaminas e Minerais: O Coentro é uma grande fonte de vitaminas e minerais essenciais. O Ferro do Coentro, ajuda com os nível de hemoglobina baixo, portanto combate a anemia. Magnésio, ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso e fortalece os ossos. Além disso, O Suco de Coentro é conhecido por ser uma boa fonte de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C.
12. Diurético natural: O Coentro emagrece e contribui para a manutenção de um peso saudável em longo prazo. É claro que comer de tudo e somente acrescentar umas folhinhas de coentro de vez em quando no prato não fará diferença alguma na balança, mas você pode utilizar o coentro como um grande aliado do emagrecimento em conjunto com uma dieta equilibrada. O consumo regular de coentro ajuda a emagrecer por dois motivos:
Impede o acúmulo de gordura: as folhas de coentro contêm limoneno, uma substância química que age como um hormônio natural e dificulta o acúmulo de gordura na região abdominal. Isso ocorre porque o limoneno impede a absorção de uma parte das gorduras saturadas no sistema digestivo, o que permite que elas sejam mais facilmente eliminadas.
Melhora o sabor dos alimentos: o uso de coentro como tempero pode ajudar você a sentir menos fome, pois um prato bem temperado oferece maior poder de saciedade. Além disso, o coentro pode substituir outros temperos mais calóricos, como caldos prontos e molhos para salada.
13. Contribui para a saúde dos olhos: Tido como um dos melhores remédios naturais para o tratamento da conjuntivite, o coentro também atua na prevenção da coceira dos olhos e de outras infecções, graças ao seu alto teor de antioxidantes e capacidade anti-inflamatória.
14. Estimula o sono: O coentro possui elevado teor de magnésio e vitamina B, que podem ajudar a promover um sono reparador e a diminuir a possibilidade de distúrbios do sono induzidos pelo estresse. O magnésio também age como um relaxante muscular natural e atenua os nervos em frangalhos.
15. Melhora a Saúde da Pele: O Coentro é eficaz no alívio de condições dermatológicas. Quando misturado com Açafrão em pó ou em pasta, ele reduz acne e proporciona proteção contra infecções eczema, secura e fúngicas. Pesquisas têm demonstrado que as Folhas de Coentro têm propriedades anti-bacterianas e anti-inflamatórias, que melhoram a saúde da pele em geral.
16. Elimina metais pesados: Nós sempre nos preocupamos em comer mais legumes e verduras, mas infelizmente muitos deles podem estar contaminados com metais pesados devido ao uso de determinados agrotóxicos. E não somente os vegetais: alguns peixes, panelas e até mesmo nossa água podem estar nos contaminando com metais pesados.
Nessa situação, o coentro pode ser um aliado, pois ajuda a eliminar metais como o alumínio, chumbo e mercúrio do nosso corpo, de maneira simples e natural.
17. Trata cravos e espinhas: Para fazer uma limpeza de pele natural, misture 1 colher de suco de coentro concentrado com 1 colher de suco de limão. Aplique na área a ser tratada e deixe agindo por uma hora. Enxágue com água levemente morna.
18. Promove o crescimento de cabelo: A aplicação de suco concentrado de coentro diretamente sobre o couro cabeludo contribui para o nascimento de novos fios de cabelo, pois fornece nutrientes diretamente para os folículos capilares. Faça o suco batendo um punhado de coentro no liquidificador com apenas um pouco de água, e massageie lentamente o suco sobre a cabeça. Para melhores resultados, repita o procedimento regularmente durante 3 ou 4 semanas, sempre fazendo movimentos suaves e deixando o suco agir por pelo menos 40 minutos.
19. Alivia a Ansiedade: O coentro contém um relaxante muscular e qualidades sedativas, as quais podem ajudar a acalmar seus nervos e a reduzir os danos causados ​​pelo estresse; também é rico em Vitamina B, a qual também ajuda a acalmar a mente.
20. Destrói os micróbios: O coentro também tem funções antimicrobianas e pode ser útil no tratamento de intoxicação por salmonela e pode promover uma boa saúde bucal, provocando a morte das bactérias que causam a gengivite.

Acompanhe tudo lá no Instagram aqui

E também nas Redes sociais!

Sigam no Google + aqui.
Sigam no Instagram  aqui
Se inscrevam no canal Cachos KIDS & Cia aqui.
Se inscrevam no canal do Youtube aqui.

Curtam Cacheadas & Charmosas aqui.
Curtam Beleza em Ação aqui.
Curtam Cachos Kids aqui.

B e i j i n h o s 
e até mais. . . 

Um comentário:

Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...