onselectstart='return false'> expr:class='"loading" + data:blog.mobileClass'>

CLIQUE AQUI E SE INSCREVA!

CONFIRA!

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Azeite de oliva e Azeite de dendê

Olá,
Hoje vou falar desses dois azeites que são um tipo de gordura de origem vegetal e que contém os polinsaturados e os monoinsaturados que são saudáveis, ao contrário das gorduras de origem animal que são ricas em ácidos graxos saturados que fazem mal à saúde.
Porém a ingestão dos óleos vegetais promove um aumento do HDL (bom colesterol) e a diminuição do LDL (mau colesterol), Vamos ver como funciona e quais os benefícios:

Azeite de oliva:
Na fabricação do azeite de oliva, as azeitonas passam por um processo de lavagem, moagem, prensagem fria e centrifugação. Esse processo gera um novo produto que é um óleo não fermentado, de baixa acidez e alta qualidade gastronômica, muito utilizado na finalização de pratos e saladas.
O azeite de oliva além de reduzir o colesterol, ajuda a prevenir as doenças cardiovasculares. Isso é devido ao seu alto teor de ácidos monoinsaturados. Ele é também uma fonte rica em vitamina E, que protege contra o câncer e as doenças do coração. Por ser especialmente rico em antioxidantes, retarda o processo de envelhecimento celular. Outra utilidade do azeite é que ele reduz a morte celular e a inflamação vascular que ocorrem no organismo após a ingestão de gorduras.

Benefícios do Azeite de Oliva: 
Previne contra a arteriosclerose 
Melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas 
Facilita a digestão 
Não contém colesterol 
Acelera as funções metabólicas 
Produz efeito protetor e tônico da epiderme 
Serve como estimulante do crescimento 
Melhora a absorção de cálcio e minerais 

O azeite de oliva também é adequado quando utilizado para fritura. Suas propriedades permanecem mesmo com altas temperaturas e nos traz a vantagem de incorporar os elementos positivos que o óleo oferece.

Extra-Virgem: quando a acidez não passa de 0,8% — esse teor somente é obtido através da primeira prensagem a frio a menos de 24 horas após a colheita; 
Virgem: quando a acidez não passa de 2,0%; 
Virgem Comum: quando a acidez não passa de 3,3%. 
Por isso, os melhores azeites a serem consumidos são os com menos de 1% de acidez.

O azeite de oliva, além de ser utilizado na alimentação, tem grande serventia como remédio e produto de beleza. Há cinco mil anos, as mulheres egípcias descobriram os efeitos benéficos do azeite de oliva para a pele e passaram a utilizá-lo como emoliente. A partir de então, criaram o primeiro sabonete, misturando azeite, essências e cinzas. Os gregos o utilizavam para massagens, confiando em seu poder para aumentar a beleza e a virilidade. Foi comprovado que o azeite de oliva é uma forma natural de manter a beleza da pele, das unhas e dos cabelos.
Ele possui vitaminas A, D, K e E, e é um poderoso antioxidante que ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A azeitona é uma fruta capaz de regenerar e auto-proteger a pele. Por todas as suas propriedades, este azeite se revelou como uma estrela da cosmética.

Aplicações do azeite de oliva na área da estética e beleza: 
Funciona como anti-rugas 
Hidrata e suaviza peles secas 
Purifica a pele 
Acalma peles irritadas 
Equilibra a oleosidade da pele 
Melhora a elasticidade 
Torna a pele mais luminosa e aumenta sua vitalidade 
Dá brilho aos cabelos 
É indicado para banhos relaxantes e massagens. 
O azeite também é usado para fazer massagens. A dica não para ficar com cheiro de oliva no corpo é colocar algumas gotas de essência de lavanda e alecrim ou de limão siciliano e menta.

Azeite de Dendê:
O óleo originário da palmeira Elaeais guineensis Jaquim, da Costa Oriental da África, dá origem ao azeite de dendê, consumido há mais de 5.000 anos, e foi introduzido no continente americano a partir do século XV, coincidindo com o início do tráfico de escravos entre a África e o Brasil.
Segundo um historiador português, o óleo de dendê tem o cheiro das violetas, o sabor do azeite de oliva e tinge os alimentos com a cor do açafrão, sendo entretanto mais atrativo.
A região Sudeste da Bahia possui uma diversidade climática excepcional para o cultivo do dendezeiro, e os fatores climáticos de maior importância para o cultivo do dendezeiro são chuva, horas de brilho solar e temperatura máxima e mínima.

Composição e Uso do Azeite de Dendê:
O azeite de dendê contém proporções iguais de ácidos graxos saturados (palmítico 44% e esteárico 5%) e não saturados (oléico 40% e linoléico 10%). É uma forte natural de vitamina E, tecoferois e tecotrienois, que atuam como antioxidantes. É rico também em betacaroteno, fonte importante de vitamina A.
É o óleo mais apropriado para fabricação de margarina pela sua consistência e por não rancificar, excelente como óleo de cozinha e frituras, sendo também utilizado na produção de manteiga vegetal , apropriada para fabricação de pães, bolos, tortas, biscoitos finos, cremes etc. O maior uso não comestível do óleo de dendê é como matéria prima na fabricação de sabões, sabonetes, sabão em pó, detergentes e amaciantes de roupas biodegradáveis, podendo ainda ser utilizado como combustível em motores diesel. 

Benefícios do Azeite de Dendê:
O azeite de dendê é excelente para a saúde porque é riquíssimo em vitamina A, mas é necessário que esteja cru e seja de boa procedência.
A vitamina A, além de ser boa para os olhos, é considerada a vitamina da beleza, porque vitaliza e embeleza a pele, também combate infecções e os radicais livres, contribui para o desenvolvimento normal dos dentes, ajuda a conservar os esmaltes e é muito bom para os cabelos.


Saiba sobre o óleo de Argan aqui


B e i j i n h o s 
e até mais. . .

6 comentários:

  1. Adoro azeite de oliva em quase tudo, já o de dendê não curto muito não...acho o gosto meio esquisito.
    Seguindo seu blog pode me seguir tbm? Te espero lá no meu cantinho.
    Beijooo.
    http://beleza-facil.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Sigo sim Sandra, obrigada pela visita, Bjinhos...

    ResponderExcluir
  3. Há acabei de achar o teu bloguinho , e saiba que já viro um dos meus favoritos ;33 ,, não quero mais sair daquie rs'
    Já estou seguindo o blog se puder retribuir ficarei muito muito agradecida amore *,,*

    PS: Haá está rolando um sorteio no meu blog , o premio é super legal e sei que vose vai adorar então dá uma passada por lá e participa !

    bgs bgs katharine santos

    party-fucking.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Obrigada querida, vou passar lá sim, bj.

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã do azeite de dendê, mas não sabia dessas informações, eu que não entendo muito de cozinha acho que azeite é tudo igual e só muda o gosto hahah.
    Conheci seu blog pelo Blogs Parceiros, adorei e já estou seguindo e curtindo.
    Beijos http://meurefugioficaaqui.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Marcela, seja bem-vinda, vou lá conhecer seu cantinho, bjs.

    ResponderExcluir

Não saia sem comentar. Gostaria de saber sua opnião para que eu possa melhorar as postagens e fazer um trabalho cada vez mais eficiente...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...